071 3237-6733 | 9161-6935/6/7
contato@studioargolo.com.br

RESTAURAÇÃO DE TEMPLOS

E SEUS ELEMENTOS INTEGRADOS E DECORATIVOS

A trajetória do Studio Argolo inclui intervenções na Catedral Basílica, no Convento de São Raimundo, no Convento da Piedade, na Igreja de Santo Antônio da Barra, na Igreja da Boa Viagem e outros templos em Salvador, além do Convento de Santo Antônio de Cairu e na Ordem III do Carmo de Cachoeira.

 

RETÁBULOS E ELEMENTOS DECORATIVOS

Vêem-se abaixo dois momentos do altar-mor e dos altares colaterais do Convento de São Raimundo, em Salvador (BA), antes e depois do restauro. A restauração desses retábulos revestiu-se de excepcional importância e curiosidade, eis que, após árduo trabalho de remoção de cerca de 9 camadas resultantes de intervenções ao longo dos séculos, logrou-se salvar a pintura decorativa do século XVIII, conforme abaixo.

Abaixo, o antes e o depois da restauração do altar de Santa Rosa de Viterbo (século XVIII), do Convento de Santo Antônio de Cairu. O elevado grau de degradação do altar, extremamente carcomido pelos elementos xilófagos (cupins), levou à decisão de uma restauração museográfica do retábulo, conforme se vê nas fotos seguintes e relatado no livro “A Restauração de Bens Móveis e Integrados do Convento de Santo Antônio de Cairu, de autoria do Prof. José Dirson Argolo, patrocinado pelo IPHAN/IPAC. Fotos antes e após o restaudo podem ser vistas clicando na imagem:

Um das pinturas da Igreja de Santana - Após o restauro
Altar-Mor da Igreja da Boa Viagem, após o restauro
O magníficio e histórico Convento de Cairu teve grande parte de seu acervo restauro pelo Studio Argolo de 2002 a 2009
Altar de Santa Rosa de Viterbo após o restaudo
Convento de Cairu.Forro da Portaria. Após o restauro
Vista parcial da sacristia, Convento de Cairu, Após o restauro
Sacristia do Convento de Cairu. Antes do restauro
Sala do capítulo, após o restauro, Convento de Cairu
Frontão do coro do Convento de Cairu
Igreja de Santo Antônio da Barra. Altares após restauro
Convento de São Raimundo, após o restauro
Catedral Basílica